Pizzarias brasileiras entram no ranking das melhores do mundo

São Paulo é certamente a capital brasileira da pizza, mas provavelmente também da América do Sul. São cerca de 26 mil pizzarias no estado, segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil. Mas o reconhecimento agora ganhou num prêmio internacional.

A premiação italiana 50 Top Pizza divulgou um ranking com as 100 melhores pizzarias ao redor do mundo, e o Brasil aparece em 3 posições.

As representantes brasileiras ficam todas em São Paulo. A Pizza da Mooca, de Fellipe Zanuto e Bruna Zanutto, em 77º lugar. Depois vem a Pizza Legera Napoletana, de André Guidon, em 83º lugar. Quase fechando o ranking está no QT Pizza Bar, de Matheus Ramos, em 99º lugar.

O resultado talvez não surpreenda, já que o país é um dos maiores consumidores da redonda: por dia, comem mais de um milhão de pizzas por aqui. São Paulo é a segunda cidade que mais consome a comida no mundo, atrás apenas de Nova York, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil.

A forte demanda representa um grande mercado, e cada vez mais cozinheiros estão aprimorando técnicas tradicionais e trazendo para o público brasileiro diferentes estilos com ingredientes de qualidade – como é o caso dos três que entraram no ranking, todos especializados em pizzas napolitanas, as de massa fina e feitas para consumo individual.

Focando no positivo te apresenta cada uma das melhores pizzarias brasileiras do mundo, segundo o 50 Top Pizza 

A Pizza da Mooca

Criada em 2011 na Mooca, um dos bairros preparados mais italianos de São Paulo, a pizzaria tem ambiente descolado e receitas frescas e massa de fermentação lenta com ingredientes preparados com ingredientes italianos.

A Pizza da Mooca, a primeira entre as brasileiras, foi descrita pelos jurados do prêmio como uma pizza que “não deixa de ter personalidade”. “Seus produtos são provenientes de artesãos locais; a única exceção são as farinhas, que vêm da Itália. Recomendamos a Caprese com mussarela de leite de búfala ou a opção com anchovas”, descreve o ranking.

Em sua página no Instagram, a pizzaria paulistana com unidades na Mooca e em Pinheiros comemorou o feito: “Muito orgulho em poder representar nosso país nesse momento. Nosso agradecimento à nossa equipe, que é parte fundamental dessa conquista, aos nossos fornecedores e parceiros e principalmente aos nossos clientes, que estão sempre nos prestigiando”.

“É uma honra o prêmio e representar o país numa lista tão importante para o mundo da pizza”, diz Bruna Zanutto, sócia.

Rua da Mooca, 1.747, Mooca, região leste, @apizzadamooca. Entrega pelo iFood

Este ano, o restaurante já havia sido eleito como a melhor pizzaria do Brasil pela premiação Melhores do Ano da Prazeres da Mesa, por votação popular

Pizzaria Leggera

Inaugurada em outubro de 2013, a Leggera serve pizzas tipicamente napoletanas. As pizzas são individuais, assadas em forno a lenha com temperatura a 450 graus. A massa feita com fermentação natural e farinha italiana, é elaborada conforme a técnica napoletana, os discos são abertos manualmente conforme a técnica reconhecida como imaterial Unesco. O ranking incluiu uma pizza marinara do local “obra-prima”.

Os ingredientes são todos artesanais e vários importados da Itália, como por exemplo a verdura Friarielli que faz parte da pizza clássica napoletana Salsiccia e friarilelli (mozzarella de búfala, Friarielli temperado com alho e peperoncino, linguiça fresca assada e azeite).

A pizzzaria possui o certificado pela AVNP – Associação Verace Pizza Napoletana, instituição italiana que certifica pizzarias napoletanas ao redor do mundo, atestando que as pizzas são autênticas napoletanas.

Rua Diana, 80, Perdizes, região oeste, tel. (11) 3862-2581, @leggerapizzanapoletana. Entrega pelo WhatsApp

QT Pizza Bar

Com massa fina de bordas crocantes e centro macio, a última pizzaria brasileira do ranking serve como redondas num ambiente de estilo industrial.

O cardápio prioritário como pizzas napolitanas, que são feitas com a técnica de fermentação “sourdough”, em que a massa é fermentada com lactobacilos e leveduras naturalmente presentes no ambiente e nos grãos do cereal do qual a foi feita.

O chef Matheus Ramos diz que o objetivo agora é trabalhar para subir no ranking.

Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.096, Cerqueira César, região oeste, @qtpizzabar. Delivery via iFood e Rappi

Mais de 20 países no ranking

Ao todo, mais de 20 países de todos os continentes do mundo aparecem na lista do 50 Top Pizza. A Itália, como era de se esperar, teve seu destaque, com 40 representantes entre os 100 – inclusive no topo, com a I Masanielli de Francesco Martucci, em Caserta, ocupando o 1º lugar, empatada com a Una Pizza Napoletana de Anthony Mangieri, em Nova York.

O top cinco é completado com a parisiense Peppe Pizzeria de Giuseppe Cutraro (3ª posição) e as napolitanas 50 Kalò (4ª) e 10 Diego Vitagliano Pizzeria (5º).

Confira o ranking completo no site oficial da premiação.

Com informação da Forbes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *