Sustentabilidade guia escolhas de 67% dos brasileiros, diz pesquisa

A consciência ambiental do consumidor brasileiro está mais forte do que nunca — e isso está mudando o jeito de comprar. Uma nova pesquisa da Ilumeo revela que 75% dos brasileiros já conhecem o selo Eureciclo, um dos principais indicadores de responsabilidade ambiental nas embalagens.

O estudo também aponta uma virada no comportamento de consumo: selos sustentáveis já estão entre os quatro fatores mais decisivos na hora da compra, superando inclusive a tradicional recomendação de amigos.

Em outras palavras, marcas com propósito ambiental estão ganhando espaço e a confiança dos brasileiros. O estudo destaca que 86% dos entrevistados consideram essencial que produtos tenham certificação ambiental, e 85% acreditam que os selos são fundamentais para garantir processos de reciclagem eficazes. 

“Os resultados reforçam que o selo eureciclo não é apenas um indicativo de compensação ambiental das embalagens, mas um verdadeiro símbolo de confiança e responsabilidade ecológica para os consumidores. Para as marcas, significa uma ponte para um público cada vez mais exigente e preocupado com o meio ambiente”, afirma Camila Bós Vidal, head de marketing da eureciclo.

Marcos Matos, CEO da empresa, reforça o impacto econômico e social dessa certificação: “Ao aderir ao selo eureciclo, as empresas investem para direcionar o equivalente aos seus resíduos gerados para reciclagem, remunerando as organizações de catadores e operadores, gerando impacto socioambiental positivo em toda a cadeia”.

Ele enfatiza ainda que a transparência e a comunicação sobre esses processos são essenciais para engajar ainda mais consumidores nessa causa.

Sustentabilidade em ascensão

A pesquisa analisou os hábitos sustentáveis dos brasileiros, mostrando que92% da população considera fundamental preservar o meio ambiente e que 67% já optam por produtos com selos de responsabilidade ambiental.

Além disso, 78% dos entrevistados afirmam reduzir a quantidade de lixo gerado e separar seus resíduos para reciclagem.

O estudo revela ainda que o interesse por consumo consciente está cada vez mais presente em todas as classes sociais, especialmente entre os brasileiros com maior poder aquisitivo e nível de instrução. A classe A lidera esse movimento, impulsionando uma tendência de consumo verde que ganha força no mercado nacional.

Com esses dados, fica evidente que a sustentabilidade está no centro das decisões dos consumidores e das estratégias das empresas.

Um compromisso com a reciclagem

Empresas que estampam o selo eureciclo em suas embalagens demonstram um compromisso real com a reciclagem.

Através desse modelo, as marcas investem na reciclagem de volumes equivalentes aos das suas embalagens, promovendo um impacto ambiental positivo e gerando benefícios sociais para trabalhadores do setor.

 

Esse investimento contribui diretamente para a estruturação e o desenvolvimento de cooperativas e centrais de triagem de resíduos, fundamentais para o fortalecimento do setor no Brasil.

Se você gostou deste post, nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Não se esqueça de nos seguir no Instagram: @focandonopositivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *