O Brasil tem se destacado globalmente por suas iniciativas sustentáveis, que combinam inovação, responsabilidade social e compromisso ambiental. Empresas, comunidades e governos estão implementando soluções criativas para enfrentar os desafios ecológicos e promover um futuro mais verde.
1- Moda Sustentável na Amazônia
Na região amazônica, empreendimentos como a Selvática e a Yara Couro estão revolucionando a indústria da moda. Utilizando práticas de “upcycling” e materiais ecológicos, essas iniciativas transformam resíduos têxteis em acessórios sustentáveis.
Na Yara Couro transformam resíduos de pescado em couro de alta qualidade e baixo impacto ambiental.


Desemvolveram o GreenLeather, um processo revolucionário de curtimento que não utiliza cromo, utiliza taninos vegetais e corantes orgânicos. O que antes era descartado agora é um recurso precioso, que enriquece o mercado de luxo com responsabilidade.
Além disso, coletivos como o Costura Criativa capacitam mulheres em situação vulnerável, promovendo inclusão social por meio da “trapoterapia”
2- ECO Recicla: Inovação na coleta seletiva
Em São Bernardo do Campo (SP), o projeto ECO Recicla, liderado pela Organização Social Ecolmeia, introduziu triciclos elétricos para otimizar a coleta seletiva.
Essa iniciativa melhora a eficiência da reciclagem e valoriza o trabalho dos catadores, eliminando a tração humana e promovendo dignidade laboral.
3- Reutilização de águas cinzas no semiárido
No Rio Grande do Norte, o projeto “Água, Semente da Vida” implementa o tratamento e reuso de águas cinzas em quintais agroecológicos. Essa solução sustentável beneficia 33 famílias agricultoras, promovendo a reutilização da água para a produção agrícola e contribuindo para a segurança hídrica na região.

Desde 2022, o projeto tem promovido o acesso ao saneamento rural, a produção de alimentos agroecológicos e a segurança hídrica e alimentar em seis municípios da região: Pau dos Ferros, Encanto, Doutor Severiano, São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha Ver.
Ao implementar sistemas de reúso de águas cinza, acompanhados de quintais produtivos agroecológicos, a iniciativa possibilita que as famílias beneficiadas não apenas garantam água para suas necessidades, mas também transformem o recurso em fonte de produção e renda.
4-Crescimento Verde
O Programa Nacional de Crescimento Verde, lançado pelo governo brasileiro, oferece financiamentos e subsídios para incentivar projetos e atividades econômicas sustentáveis. Com recursos que chegam a R$ 400 bilhões, o programa apoia áreas como conservação florestal, saneamento, gestão de resíduos e energia renovável
5- Engajamento empesarial em alta
De acordo com pesquisa da Amcham Brasil, o percentual de empresas que implementam iniciativas sustentáveis aumentou de 71% para 76% em 2025. Esse crescimento reflete o compromisso crescente do setor empresarial com práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental.


6-Participação cidadã no dia a dia
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 88% dos brasileiros adotam regularmente mais de cinco práticas sustentáveis, como evitar o desperdício de água e energia, reduzir a produção de lixo e utilizar serviços compartilhados